Nasce na Alemanha, na Inglaterra e na Itália, mas é na França que ganha força e de lá se espalha pela Europa e pelas Américas. O Romantismo designa uma tendência geral da vida e da arte. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, pelo devaneio, por uma atitude emotiva, subjectiva, diante das coisas. O pensamento romântico vai muito além do que podemos ver; procura desvendar o que estamos sentindo. O Romantismo idealiza um universo melhor, defendendo a ideia da expressão do eu-lírico, onde prevalece o tom melancólico, falando de solidão e nostalgia. Opõe-se ao racionalismo e ao rigor do neoclassicismo. As suas obras valorizam: o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza, os temas nacionais, o passado.
Literatura romântica:
- A poesia lírica é a principal expressão.
- Também são frequentes os romances.
- Frases directas, vocábulos estrangeiros, metáforas, personificação e comparação são características marcantes.
Música romântica:
Os compositores procuram liberdade de expressão. Para isso…
- Flexibilizam a forma e valorizavam a emoção;
- Exploravam as potencialidades da orquestra e também cultivavam a interpretação a solo;
- Resgatavam temas populares e folclóricos, que davam ao romantismo carácter nacionalista.
Pintura romântica:
Em Portugal, o romantismo manifestou-se também na pintura e na arquitectura. A evolução, na pintura, do neoclassicismo para o romantismo foi lenta e tormentosa, só tardiamente ganhou expressão entre nós. Não existiam mestres, o seu surgimento é o resultado do amor que os jovens artistas tinham à natureza, daí a sua definição do Romantismo na pintura ser difícil.
"O romantismo não se encontra nem na escolha dos temas nem em sua verdade objetiva, mas no modo de sentir. Para mim, o romantismo é a expressão mais recente e atual da beleza. E quem fala de romantismo fala de arte moderna, quer dizer, intimidade, espiritualidade, cor e tendência ao infinito, expressos por todos os meios de que as artes dispõem".
Auguste Roquemont ,Tomás da Anunciação, João Cristino da Silva e Metrass são outros nomes importantes da pintura romântica.
Arquitectura romântica:
A arquitectura do período romântico em Portugal surgiu, a par com a Europa, por via Inglesa. O monumento mais representativo do espírito romântico é o Palácio da Pena, em Sintra.
Sem comentários:
Enviar um comentário