Espaço das Leituras

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Manifesto de Barack Obama aos alunos"

"Apesar de tudo isso, as circunstâncias da vossa vida - o vosso aspecto, o sítio onde nasceram, o dinheiro que têm, os problemas da vossa família - não são desculpa para não fazerem os vossos trabalhos nem para se portarem mal. Não são desculpa para responderem mal aos vossos professores, para faltarem às aulas ou para desistirem de estudar. Não são desculpa para não estudarem."

Com este excerto, Obama chama a atenção dos jovens para não arranjarem desculpas para não estudarem. Para não colocarem as culpas dos seus insucessos nos problemas que a vida por vezes lhes coloca. Mostra ainda que sabe que nem tudo na vida é facil mas que é preciso ser-se forte para ultrapassar todos os obstáculos.

"Não tenham medo de fazer perguntas. Não tenham medo de pedir ajuda quando precisarem. Eu todos os dias o faço. Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, é um sinal de força. Mostra que temos coragem de admitir que não sabemos e de aprender coisas novas. Procurem um adulto em quem confiem - um pai, um avô ou um professor ou treinador - e peçam-lhe que vos ajude."

Obama apela aos jovens que não tenham medo de perguntar o que não sabem, de questionar o "porquê" das coisas, pois só assim se consegue aprender. Ensina que pedir ajuda não é um acto vergonhoso mas sim um acto de coragem, que nos pode levar muito longe, nesta caminhada que é a nossa vida e também o nosso futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário