O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceptual da natureza utilizando pinceladas soltas e realçando a luz e o movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão de felicidade e de vida harmoniosa transparece nas imagens criadas pelos impressionistas. O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla as suas obras.
Curiosidade: Os impressionistas retratam nas suas telas os reflexos e os efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores está nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica a alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.
Pintando directamente na tela branca, utilizando somente cores puras sobrepostas, geralmente sem misturá-las, os impressionistas procuram obter a vibração da luz, o aspecto momentâneo da vida, fugaz momento da luz e da sensibilidade, acto de amor entre artista e o mundo, despido de toda e qualquer eventualidade exterior às suas motivações mais profundas.
Claude Monet (1840-1926)
Édouard Manet (1832-1883)
Edgar Degas (1834-1917)
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919)
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919)
Reflectindo…
A relevância da pintura impressionista deixa de assentar no tema para dar lugar ao modo como o artista capta o momento do tema. "Tratar um tema pelas suas tonalidades e não pelo próprio tema é o que distingue os impressionistas dos outros pintores".
Citando a variedade cromática da luz solar, os impressionistas passam a fixar directamente na tela as cores puras, deixando de as misturar previamente, passam a utilizar o preto como cor autónoma, e eliminam a linha de contorno para definir o espaço e as separações entre as imagens fazendo da paisagem o seu tema fundamental.
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